O Pilates é uma espécie de exercício físico elaborado por Joseph Pilates, que se baseia no desenvolvimento do corpo através do equilíbrio dos centros de força, elasticidade e consciência, com a intenção de ter movimentos corporais eficazes. O pilates é um conjunto de exercício e alongamentos, força e resistência que utilizam o peso do próprio corpo como ferramenta para os exercícios.
Os exercícios de respiração praticados no Pilates ajudam a equilibrar o corpo e a mente. A mistura de força e flexibilidade em seus treinos ajudam a melhorar a postura, alongar a coluna e tonificar todos os músculos de nosso corpo sem exageros. A prioridade do Pilates é o equilíbrio de todos os grupos musculares de nossos corpo, onde é exercitado sem sobrecarga e ao termino de cada treino, seu praticante se sente mais disposto e revigorado.
Joseph Pilates o criador do método, era filho de um ginasta premiado e uma naturopata. Foi uma criança muito doente, sofria de diversos problemas de saúde como asma, raquitismo (deficiência de vitamina D) e febre reumática. Por influência de seus pais Joseph, começa a se dedicar a praticas respiratórias que o ajudam com seu problema com a asma, além de trabalhar a respiração, os problemas de saúde diminuíram e assim ele começou a se exercitar ao ar livre.
Por volta dos 14 anos de idade Joseph começa a aprofundar seus conhecimentos em medicina tradicional chinesa e anatomia, através desses estudos descobriu diversas atividades físicas como por ex: a musculação, a yoga, o boxe, o mergulho, o kung fu e a ginástica foi então que teve a idéia de juntar várias técnicas e criou o método Pilates.
No entanto, Joseph só começou a utilizar os movimentos de Pilates 1914, durante a 1ª Guerra mundial, quando estava preso em um campo de concentração na Ilha do Man.
A partir daí Joseph passou a aplicar seus estudos em e pratica-los utilizando molas da cama para realizar “exercícios” e reabilitar as pessoas, até os mais debilitados dos presos.
Conforme seus pacientes melhoravam, ele aumenta o grau de dificuldade dos exercícios para que eles pudessem ganhar força e flexibilidade através do controle da respiração. A partir deste momento passou a desenvolver seu conceito de um sistema integrado, que chamou de Contrologia. Assim o método Pilates passa a ser uma das atividades físicas mais procuradas pelas pessoas para fortificar, reabilitar e condicionar o corpo em diversos momentos cotidianos.
O centro de força, a concentração, o controle e fluidez de movimento, a precisão e a respiração.
É um conjunto de quatro camadas de músculos que ganham esta fortificação: abdômen, assoalho pélvico, eretores profundos da coluna, flexores e extensores do quadril. Movimentos de respiração auxiliam muito no fortalecimento dessa musculatura.
Joseph Pilates afirma que quem guia o corpo é a mente, e acredita que é muito importante ter foco nos movimentos para que sua eficácia seja realmente relevante.
Quando usamos nossa concentração nossa mente transforma nossos pensamentos em movimento, transformando o movimento em ação e assim o tornando mais eficaz para nosso corpo.
A partir do momento que você tem controle sobre seus movimentos, a sua musculatura responde com um padrão suave e movimento.
É responsável pela sutileza dos movimentos, utilizando somente a energia necessária para o exercício proposto.
Esse é o princípio destinado para controlar e equilibrar os músculos envolvidos em um determinado movimento sem perca de energia desnecessária e sem contrações inadequadas para que não prejudiquem.
A respiração deve ser bem trabalhada em todas as ocasiões da vida, mais no caso do Pilates, a expiração tem que ser mais forçada (forte) e a inspiração deve ser mais natural (suave).
A respiração no Pilates utiliza a musculatura profunda do abdômen. Desta forma podemos afirmar que para praticar Pilates e usufruir de seus benefícios independe da idade cronológica do indivíduo,
O Pilates pode ser praticado por crianças, adultos, idosos, gestantes, portadores de necessidades especiais. Não existe restrição de idade para essa pratica.
Dentre os duas práticas de Pilates existentes (o Pilates solo e em aparelhos), veja qual você melhor se adapta, visite um estúdio de Pilates e vá em frente. Não esqueça de alternar os exercícios físicos com boa alimentação (você pode ler sobre alguns produtos naturais aqui ou acessar a nossa loja ) e boas noites de sono!
Ah, separamos esses dois sites (esse e esse aqui) em caso você queira saber mais um pouco sobre o Pilates.
3 Comments
Muito bom o texto.
Uma atividade que melhora todo o funcionamento do corpo.
Mente e corpo trabalhando juntos.
Greetings! Very useful advice within this article! It is the little changes that produce the most significant changes. Thanks for sharing!
When I initially left a comment I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on every time a comment is added I recieve four emails with the exact same comment. Perhaps there is a means you can remove me from that service? Kudos!