Você se preocupa excessivamente com as coisas? Bem, esse é um dos vários sintomas do transtorno de ansiedade.
Como identificar os sintomas de ansiedade: quando começa a se sentir incapaz de trabalhar; não consegue mais ter força e vontade para fazer as coisas que gosta; foge ou se esconde das pessoas; não consegue mais manter relacionamentos sociais; abusa de subterfúgios para fuga como o álcool, substâncias entorpecentes, ou ainda analgésicos e medicamentos para dormir; tem sensação de tristeza e desânimo.
Todo mundo em algum momento da vida tem a sensação de ansiedade, antes de uma cirurgia, antes de saber a nota da avaliação escolar, antes de viajar para um lugar que para você é desconhecido, entre outras situações. Mas se você sente isso frequentemente não é normal.
O tipo mais conhecido é o transtorno de ansiedade generalizada, que é caracterizado pelo excesso de preocupação, dificuldade de se concentrar, insônia, estresse, entre outros. Mas dependendo da gravidade do caso, a pessoa pode sentir falta de ar, aperto no peito, dor física, aumento ou diminuição da pressão arterial, dor de cabeça, etc. Outros tipos de transtornos são: estresse pós-traumático, transtorno obsessivo-compulsivo e ataques de pânico.
A pergunta é: ansiedade tem cura? Não, mas temos recursos para conviver com ela em harmonia. Atividade física, dieta saudável, sono regulado, exercícios de relaxamento como yoga e meditação podem ajudar muito, e também existem grupos de apoio maravilhosos que compartilham experiências e vivencias com essa síndrome tão comum e complexa ao mesmo tempo. As pessoas que têm esse transtorno conseguem viver melhor se evitarem bebidas alcoólicas, tabagismo, cafeína e automedicação.
Existem vários tipos de ansiedade com sintomas diferentes, existem pessoas que têm uma única crise de ansiedade em toda a vida, existem pessoas que sofrem com esse transtorno várias vezes ao decorrer da vida, e também tem aquelas pessoas que precisam de medicamento diário para controlar essa patologia, além de exercícios e psicoterapia, também temos as terapias integrativas comportamentais e holísticas, que nos ajudam a entender qual é o gatilho e como trabalhar para amenizar ou até mesmo eliminar esse sentimento que é tão aterrorizante e avassalador.
Essas terapias conseguem equilibrar nosso espírito com nosso corpo físico, onde trabalhamos com florais, óleos essências, reiki, barras de access, danças circulares, constelações familiares, entre tantas outras.
Existem óleos essências que podem te ajudar com isso, como a Lavanda, a Bergamota, o Limão, o Olíbano, a Tangerina, a Laranja Doce, os florais de Saint Germain, entre muitos outros óleos. É claro que cada pessoa é um ser único e individual, por isso é necessário que seja feita uma consulta com uma anamnese profunda, pois cada óleo, cada terapia, cada comando quântico é direcionado para um determinado gatilho de sofrimento. Mas no caso de uma crise, tenha sempre um rollon com óleo essencial de laranja doce para passar nos pulsos e inalar, ele irá socorrer em uma crise de tristeza ou pânico.
Gostou da dica? Nos deixe seu comentário.
Gratidão!!!!